Publicações

Revista 8 – 1997

Introdução à Daseinsanalyse e Medicina Psicossomática: Ciência ou Magia? (Medard Boss)
O autor questiona o pensar científico e técnico presente nas áreas de conhecimento como a Medicina, Psicologia e Psiquiatria e enfatiza a importância das colocações heideggerianas no sentido de buscar o fundamental no existir humano para uma nova compreensão da Psicossomática e Psicoterapia.

Relação Analista - Analisando: Uma Abordagem Daseinsanalítica (M.B. Cytrynowicz)
Retoma a situação e a relação terapêutica na perspectiva de explicitar sues elementos fundamentais a partir de uma visão fenomenológica-existencial, mostrando que "o sentido mais original da palavra relação é intimidade, onde a proximidade é também alcançada".

Da Intimidade (Corrêa Pinto, G. A)
O autor fala do íntimo, da intimidação, do intimar, da intimidade, expressando de forma direta do íntimo com a intimidade, o viver do tímido, do ousado, do confiante e do sereno. Mostra a proximidade e a intimidade como movimento de aproximar e distanciar do homem de si mesmo, daquilo que lhe diz respeito e do mundo.

Arte e Existência (Pompéia, J. A)
O autor nos presenteia com uma reflexão sobre Arte e Existência ao se colocar como 'espectador' diante da obra de arte, tecendo de modo direto a aproximação dos modos de ser do homem à luz do pensamento heideggeriano. Aponta o apelo, a fala das coisas do mundo e, especificamente, descreve a obra de arte como aquela 'coisa' que nos fala de forma íntima a respeito de nós, dos outros, do mundo e do mistério.