Publicações

Revista Daseinsanalyse - Reedição Especial: Números 3 E 6

Revista 3 – 1977


Modo-de-ser Esquizofrênico à Luz de uma Fenomenologia Daseinanalítica (Medard Boss)

Medard Boss O prof. Dr. Medard Boss, atualmente presidente da Associação Internacional de Daseinsanalyse, presidente da Fundação Medard Boss – Instituto de Daseinsanalyse, para Psicoterapia e Psicossomática em Zurique e autor de vários livros, apresenta um trabalho em que estuda o ser esquizofrênico à luz da Daseinsanalyse por ele desenvolvida.

A Psicopatologia dos Esquizofrênicos - Um Caminho Para a Terapia (Christian Scharfetter)

O Prof. Dr. Christian Scharfetter, diretor de Pesquisas da Clínica Psiquiátrica de Zurique, contribui com dois trabalhos. O primeiro é um esboço sobre a psicopatologia do esquizofrênico com exemplos de vivências de pacientes. O segundo trabalho discute a atitude do terapeuta frente ao paciente, incluindo a questão referente à farmacologia.

Esquizofrenia - Uma Aproximação Terapêutica (Uta Jaenicke)

A Dra. Uta Jaenicke relata de maneira clara e pessoal o desenvolvimento e o desenrolar da terapia de um jovem esquizofrênico

Revista 6 – 1985

Sonhar e Psicoterapia (Medard Boss)


Boss enfatiza, basicamente, a importância do sonho na psicoterapia e procura situar a abordagem em relação a outras.

Abordagem Fenomenológico - Existencial Sonhos I (Solon Spanoudis)
Spanoudis faz, inicialmente, uma exposição do que significa ’fenomenologia existencial’, conforme o pensamento de Martin Heidegger. A seguir discute as semelhanças e diferenças entre os estados oníricos e de vigília. Procura, ainda, expor as semelhanças existentes entre antigüidade e a maneira fenomenológica existencial de abordar os sonhos. Finaliza mostrando sonhos que lhe foram relatados em psicoterapia e como os compreende.

Abordagem Fenomenológico - Existencial Sonhos II (David Cytrynowicz)

Cytrynowicz apresenta a variabilidade do sonhar e como no cotidiano costumamos a utilizar nossos sonhos. Em seguida, procura nos aproximar do sentido que tem, para Heidegger, o estado de ser-no-mundo. E é a partir dessa compreensão que o sonhar será visto. Por fim coloca, de modo pessoal, como a fenomenologia pode contribuir para o entendimento dos sonhos nos encontros psicoterápicos.

DESCRIÇÃO

Revista Daseinsanalyse - Edição Especial contendo os números 3 e 6

Idioma: Português

Dimensão: 15x21cm

Quantidade de Páginas:139

Peso: 212 gramas

Ano de Publicação: 2018

Editora: ABD

Origem: Brasil

Formato: Físico

Número da edição: 3

Ano de publicação: 2018

Mês de publicação: Janeiro

Gênero: Psicologia