Publicações

Revista 1 – 1974

Encontro Com Medard Boss
Encontramos com Medard Boss em abril de 1974. Haviam-nos familiarizados com sua obra e a expectativa de vê-lo e conversar com ele encheu-nos de alegria. Ele ainda, nessa altura, um importante nome que embora perto e presente nas reflexões – que compartilhávamos daqui – era distante como todo grande nome. Num instante sentimo-nos próximos de uma pessoa que, cheia de entusiasmo, falava da vida. Ficamos impressionados com seu esforço de falar para nós em português o tempo todo; com dificuldade, é certo, mas escolhendo e julgando com exatidão as nossas eventuais tentativas de ajudá-lo na explicitação do seu pensamento, quando a palavra nos faltava.
Havíamos selecionado algumas questões referentes a pontos mais obscuros levantados em nossas discussões; lidas no início do nosso papo, elas serviram como um roteiro, um caminho para que Boss percebesse onde se centralizavam nossas dificuldades e encaminhasse sua palestra, embora ele volta e meia derivasse para pontos que mais o encantavam. Gravamos todo o encontro, claro que não sem os eventuais problemas de gravador e do ruído externo.
A transcrição das fitas, que constam do arquivo da Associação, foi difícil, mas tentamos, nessa revista, facilitar e clarear certas passagens, afim de torná-la compreensível e, ao mesmo tempo, permanecer ao sentido original.