Publicações

Revista 4 – 1978

A Tarefa do Aconselhamento e Orientação a partir da Daseinsanalyse (Solon Spanoudis)
O autor faz uma proposta de reexame do sentido e finalidade do aconselhamento, orientação vocacional, tendo em vista a característica fundamental do homem de encontrar-se, sempre, numa disposição (afinação) básica quando se relaciona com as outras pessoas ou coisas que lhe aparecem.

Psicoterapia - Uma Aproximação Daseinsanalítica (David Cytrynowicz)
D. Cytrynowicz, de modo muito claro, procura responder à questão: ‘O que é a psicoterapia?’ e, que aponta para a importância das palavras. Ele encontra na linguagem, na significação das palavras e na busca das limitações e possibilidades do paciente, o caminho mais direto e simples para responder à questão básica da psicoterapia.

Psicoterapia e Verdade (Pompéia, J. A.)
Pompéia contribui também para a compreensão do sentido da psicoterapia. Desta vez, vemos analisados com muito cuidado e clareza os aspectos do desvelamento e resolução, no sentido da superação de normas e preceitos gerais, através da apropriação do que lhe é mais originário.

Conhecer o Outro na Entrevista (Solon Spanoudis)
Spanoudis esclarece o sentido fundamental da entrevista, quer seja na triagem, na anamnese, estudo de caso, psicoterapia, ou outra atividade qualquer que se proponha a aproximar o outro e conhecê-lo.