Histórico

A ABD - Associação Brasileira de Daseinsanalyse veio substituir e continuar a Associação Brasileira de Análise e Terapia Existencial - Daseinsanalyse (ABATED) fundada em 1973, em São Paulo. A sua criação foi idealizada e concretizada pelo médico e psicoterapeuta Dr. Solon Spanoudis junto a um grupo de colaboradores.
Alguns anos antes, o Dr. Solon Spanoudis havia descoberto a obra do psiquiatra e daseinsanalista suíço Dr. Medard Boss.

Dr. Boss aproximou as contribuições fundamentais do pensamento do filósofo Martin Heidegger ao campo da clínica médica e psicológica, e fundou a Internationale Gesellschaft für Daseinsanalyse, em Zurique, em 1971. No início, o contato entre Spanoudis e Boss se deu através de correspondências e, logo depois, de contatos pessoais, aqui em São Paulo, aos quais passou a integrar também o grupo de colaboradores. Assim, a fundação da ABATED se efetivou com a participação decisiva do Prof. Dr. Medard Boss que a acolheu, em maio de 1974, como filiada à associação de Daseinsanalyse de Zurique.

Em 1985, a ABATED foi renomeada como Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD). Em 1991, a Internationale Gesellschaft foi reestruturada como International Federation of Daseinsanalyse (IFDA) - ou Internationale Vereinigung Für Daseinsanalyse (IVDA) – reafirmando, entre outros, os seus compromissos anteriores relativos às associações filiadas.

Os objetivos originais da ABATED se inscreviam como divulgação do pensamento daseinsanalítico não apenas junto aos que procuravam formação em psicoterapia, mas também ao público em geral interessado em conhecer e aprofundar-se nesta nova visão.

Depois de 40 anos de existência, a ABD continua a propor-se ser um centro de referência de Daseinsanalyse. Isto envolve:

- Reflexão e divulgação do pensamento de Martin Heidegger.
- Discussão e interlocução do pensamento heideggeriano com outras perspectivas teóricas: filosóficas, educacionais, antropológicas e psicológicas.
- Explicitação e apresentação dos fundamentos da prática psicoterapêutica daseinsanalítica.
- Fomento à formação continuada de psicoterapeutas.

Para realizar os propósitos acima descritos, a ABD oferece as seguintes atividades:

- Cursos teóricos
- Grupos de estudo
- Palestras e seminários
- Biblioteca
- Publicação Daseinsanalyse
- Atendimento psicoterápico e supervisão